O retorno das férias para as aulas, sempre, ou, na maioria das vezes, é muito esperado pelos alunos…Um friozinho na barriga e muitas expectativas envolvem esse regresso ao mundo escolar como a mudança de professor e de série/ano, novos e antigos colegas… e novos conhecimentos a adquirir…

O período que segue, agora, no início de fevereiro, gira em torno de reuniões escolares com professores, coordenadores e equipe pedagógica. É um momento privilegiado para os pais conhecerem os professores, as regras da escola (ou, revê-las, caso já sejam familiarizados com as mesmas), socializarem ideias e angustias, bem como conhecer outras famílias.

Entender o que seus filhos vão estudar e a metodologia a ser seguida pela escola e pela professora se torna imprescindível, pois, os pais poderão acompanhar as tarefas e o aprendizado de seus filhos de uma forma mais efetiva.

Para as crianças que vão frequentar o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I, é indicado levá-las para um checkup, pois, problemas visuais e auditivos podem interferir no aprendizado acadêmico, desta forma, um diagnóstico precoce poupará a criança de passar por dificuldades desnecessárias. Muitos dos problemas visuais e auditivos só são percebidos no período de alfabetização, uma vez que, esse processo requer habilidades orgânicas e cognitivas específicas.

Ter atitudes positivas com as crianças que estão resistentes ao retorno escolar é a melhor opção frente ao choro e a negativa, principalmente, pelos pequenos! Fique firme e tranquilo porque a criança vai perceber que está tudo bem, mesmo que ela chore um pouco, irá se acostumar e ficará bem.

Enfim, ser parceiro da escola proporcionará ganhos positivos para os seus filhos!!!! Bom início do ano escolar e lembre-se: qualquer dúvida procure os professores e equipe pedagógica.

The following two tabs change content below.

Raquel Faconti

Raquel Faconti é Pedagoga, Mestre em Educação, atua com psicopedagogia e neuro-desenvolvimento clínico e institucional.

Contato: (43) 9997-4403 ou raquel.faconti@sercomtel.com.br.

Últimos artigos de Raquel Faconti (veja todos)