Toda e qualquer atividade escolar pode ser um disparador de desencontros entre pais e filhos, principalmente, as tarefas!!!!!! Estas são necessárias para que o educando exercite as atividades aprendidas em sala de aula e, com isso, possam compreender, fixar o conteúdo e aprender de fato. Além da aprendizagem, a tarefa serve de feedback para alunos, pais e professores sobre o que está dando certo e o que precisa ser ajustado no processo de ensino e de aprendizagem.

Ao contrário do que muitos pensam, aprender é uma ação que envolve disciplina e investimento, fatores esses que pressupõem dois sujeitos: o professor e sua atividade didática (fator interpsíquico) e o aluno e sua ação de investir esforços emocionais e cognitivos (fatores intrapsíquicos) no que lhe foi ensinado. Desta forma, a tarefa torna-se uma estratégia fundamental e o educando precisa ter local fixo para estudar, preferencialmente, que seja silencioso, bem iluminado e livre de estímulos competitivos (como tv, telefone, celular, etc…); é interessante que os pais busquem, junto a um profissional especializado, conhecer como são as características individuais e ligadas ao estudo dos filhos (hábitos de estudo, estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem escolar, nível de motivação, entre outros), assim, poderão organizar uma rotina de estudos junto aos filhos.

A participação da família, também, engloba o modelo que a mesma apresenta aos seus filhos acerca dos hábitos de trabalho (independente da atividade profissional exercida), pois, pais que leem em casa, investem um tempo em organizar suas atividades profissionais servem de referência para seus filhos. A tarefa deve ser exercida diariamente, desde a educação infantil para se tornar um hábito do estudante. Além, destas dicas, os pais que precisam de ajuda externa, podem contar com serviços de acompanhamento de tarefas oferecidos por muitos profissionais! O importante é que a tarefa não venha a gerar conflitos entre pais e filhos… por isso, se tiver dúvida busque um profissional da área!!!!!

The following two tabs change content below.

Raquel Faconti

Raquel Faconti é Pedagoga, Mestre em Educação, atua com psicopedagogia e neuro-desenvolvimento clínico e institucional.

Contato: (43) 9997-4403 ou raquel.faconti@sercomtel.com.br.

Últimos artigos de Raquel Faconti (veja todos)