Verão, férias, viagens… um convite para aproveitar os dias de calor na praia, piscina ou parques! O que não podemos esquecer é de cuidar da pele! O protetor solar é o primeiro passo. Ele deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas, se for para praia ou piscina é preciso ainda que seja à prova d’água, mas o principal, na hora de escolher o seu filtro solar é estar atento ao FPS e outras informações que constam na embalagem.

Primeiro vamos entender o que é o FPS (fator de proteção solar): ele representa o tempo a mais que sua pele ficará protegida considerando a exposição normal ao sol. Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Só é preciso tomar cuidado, porque a partir do FPS 30 a proteção não aumenta na mesma proporção!

Os especialistas recomendam investir num protetor fator 30 de boa qualidade e aplicar mais vezes ao dia do que que comprar um fator 60 ou 100, que custa muito mais caro e protege apenas 5% mais.

Um estudo divulgado pela revista Super Interessante exemplifica bem a relação entre exposição e tipo de pele.

  • Uma pessoa com a pele muito clara, extremamente sensível ao sol (normalmente também com os cabelos claros), como a atriz Débora Bloch, começara a sofrer os efeitos danosos do sol após 5 minutos de exposição sem protetor durante um dia de verão, o que exige FPS maior e aplicação mais frequente.
  • Uma pessoa de pele clara, muito sensível ao sol, como a atriz Carolina Dieckmann, começará a sentir os efeitos da exposição sem proteção após 7 minutos de sol num dia de verão.
  • Já uma pessoa com a pele mais morena, como o ator Rodrigo Lombardi, moderadamente sensível ao sol, sentirá os efeitos após 8 minutos de sol num dia de verão.
  • Uma pessoa com a pele pouco sensível ao sol, como o ator Lázaro Ramos, sentirá os efeitos após 14 minutos de sol.

Isso deixa claro que independente do seu tom de pele, o uso de filtro solar com fator acima de 15 (pouco sensível e moderadamente sensível) ou acima de 30 (muito sensível e extremamente sensível) deve ocorrer todos os dias, principalmente se for ficar por períodos prolongados no sol (e prolongados aqui são apenas 10 minutos!)

Não se esqueça de verificar se o filtro que for adquirir possui proteção UVA e UVB, a maioria possui apenas proteção UVB (queimaduras) e os raios mais nocivos são justamente o UVA (envelhecimento e câncer de pele), se sua pele for muito oleosa não esqueça também de procurar por produtos ‘oil free’ e por fim: Crianças devem usar filtros para crianças! A pele dos pequenos é muito diferente da nossa e por isso requer cuidados especiais!

The following two tabs change content below.

A Revista Share é uma publicação da Teixeira Holzmann Empreendimentos Imobiliários.

Quer saber mais sobre a Teixeira Holzmann? Ligue para (43) 3371-9999. Para entrar em contato com a redação envie e-mail para falecom@revistashare.com.br